Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão) esteve reunido, nesta terça-feira (12), para a sua última Reunião Plenária do ano, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. O encontro contou com a presença de presidentes e representantes de diversas autarquias que compõem o grupo.
Aécio Dantas, coordenador do Fórum e presidente do CFC, destaca avanços cruciais para as profissões regulamentadas em 2023. Durante a sua fala de abertura da reunião, ele enfatizou que a troca de boas práticas e a parceria entre as instituições foram fundamentais para o sucesso do Fórum neste ano. “Muito feliz de estarmos realizando a nossa última reunião do ano, com a presença de tantas pessoas queridas e que fazem um grande esforço, ajustando muitas vezes suas agendas profissionais e pessoais, para estarem aqui e participarem desse amplo debate”, disse Aécio.
Durante o encontro, foi aprovado o calendário para o ano de 2024, e as datas para futuras deliberações foram definidas. A Comissão de Assuntos Educacionais trouxe à tona o relato das suas atividades, e destacou os reflexos da Portaria nº 2041, de 29 de novembro de 2023, que trata do sobrestamento de processos de autorização de cursos superiores e do credenciamento de instituições de ensino a distância (EAD). A professora Zilamar Fernandes, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), detalhou os principais aspectos da portaria.
A Comissão de Assessoramento Técnico do Fórum apresentou uma recomposição para a sua equipe e compartilhou um panorama geral das atividades concluídas em 2023. Manuela Dolinsky, coordenadora da equipe e representante do Conselho Federal de Nutrição (CFN), destacou o trabalho realizado, incluindo a atualização do regimento do Fórum e a produção de pareceres alinhados aos estudos da comissão.
Por fim, o Fórum se despediu da coordenadora-adjunta, Maria Eduarda do Conselho Federal de Biologia, que renunciou ao seu posto após uma brilhante atuação no Conselhão. Os participantes realizaram uma votação presencial e elegeram a representante do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Andréa Cintra Lopes, como a nova coordenadora-adjunta.
O Fórum encerra o ano de 2023 com uma atuação robusta frente às demandas profissionais. Destacou-se pela atenção e proximidade com as pautas das profissões regulamentadas no Congresso Nacional, além de promover atualizações em seu regimento interno e aprimorar a comunicação entre as entidades e os profissionais que representam.
Fonte: agência CNJ de notícias