Por Deividi Lira/Agência Apex
Comunicação CFC
São do Nordeste brasileiro, mais precisamente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) os vencedores da 10ª edição do Prêmio Olivio Koliver. Com o artigo “Rent Seeking e o processo de distribuição de limite orçamentário às universidades públicas federais”, os autores Thales Spinelli Maximo Lins e Dimas Barrêto de Queiroz da UFPB ficaram em primeiro lugar. Os troféus foram entregues durante a última reunião Plenária de 2023, na quinta-feira (7), pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas Júnior, e pelo integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), professor Dr. Wenner Gláucio Lopes Lucena.
“Estamos felizes em receber esse prêmio. É uma honra para o Programa de Contabilidade para UFPB. Esse prêmio valoriza a ciência, a pesquisa e as novas descobertas na área contábil”, disse entusiasmado o vencedor, Thales Spinelli.
O artigo foi publicado na edição n.º 258 referente a novembro/dezembro de 2022. “Ao receber este prêmio, a gente gostaria de reconhecer e valorizar o espaço concedido pela RBC, porque ela foi um espaço para a academia dar um retorno para a sociedade”, completou o autor Dimas Barrêto.
Instituído em 2013 pelo CFC, o prêmio Olivio Koliver é concedido ao melhor artigo publicado na RBC durante o ano corrente. A escolha é feita por uma banca examinadora, constituída por uma portaria do CFC, a partir de uma pré-seleção feita pelos membros do Conselho Editorial da RBC. Dos 36 artigos publicados durante um ano, o Conselho Editorial seleciona os seis melhores, que são, posteriormente, submetidos aos critérios de uma banca examinadora estabelecida por portaria para a definição do artigo classificado em primeiro lugar.
“Temos essa recompensa maravilhosa de ver gente nova, que está começando agora, ser premiada. Obrigado ao CFC por reconhecer a importância desse trabalho, que liga a academia ao mercado de trabalho”, enfatizou a coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Dra. Jacqueline Veneroso Alves da Cunha.
O presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, parabenizou os autores premiados e agradeceu à professora Jacqueline e sua equipe por incentivarem, por meio da RBC, a produção científica na área da contabilidade.
“Precisamos reconhecer o brilhante trabalho da professora Jacqueline, essa dedicação árdua dela e de sua equipe. A cada edição do prêmio, ficamos felizes ao ver que esse processo de escolha se torna mais criterioso”, enalteceu.
Fonte: agência CNJ de notícias